24 de out de 2009

Desenvolvimento web no Ubuntu

Aqui estão alguns programas interessantes para você que trabalha com desenvolvimento web. Se você não conhece vale a pena dar uma olhada.

Programação

Geany


Editor bem completo, serve tanto para trabalhar com edição de arquivos web (PHP,JS,HTML,CSS, etc) quanto para desktop. Ele não é como um Netbeans ou Eclipse da vida, pois é mais limitado em ferramentas, mas se você - assim como eu - procura algo leve, com o minimo esperado de um editor, e que não te deixe na mão, ele provavelmente vai te atender bem.
Vale lembrar que o próprio Gedit com o auxílio de alguns plugins pode ficar tão bom quanto, eu fico com o geany por gosto mesmo, talvez seja interessante você testar ambos, e ver qual tem mais sua cara.

MySQL Administrator


O MySQL Aministrator é exelente para que se tenha maior controle ao seu MySQL, ele te ajuda a configurar, fazer backups, e controlar praticamente todo seu MySQL, não tenho muito o que falar dele porque graças a Deus não tenho muito o que configurar no MySQL (depois que instalo o mysql tudo roda perfeito =] ), o que mais faço mesmo são backups, e ver os gráficos de conexão, trafego, número de querys em execução, dentre outros.

MySQL Query Browser


Graças a ele pude deixar de lado o phpMyAdmin(não que tenha algo contra ele, mas não aguentava mais^^), e aos poucos fui descobrindo tanta coisa nova, o MySQL Query Browser é simplesmente fantástico, leve, simples, intitivo, poderoso, facilitou e muito toda a minha relação com as Bases de Dados, aprendi muito coisa nele, meu trabalho ficou mais profissional, enfim, com ele você manipula dados, tabelas, Bases de Dados, Querys - ah! as querys, não chama Query Browser atoa - nota 10 ele, tenho certeza que não vai se arrepender se usar, e não vai largar mais.

Design

GIMP


O que falar do bom e velho GIMP? Somente que vale a pena gastar algumas horas conhecendo ele melhor, buscar dicas e tutoriais pela internet, brincar um pouco com ele, em pouco tempo você vai começar a desenvolver seus layouts com ele, tudo que precisa é liberar um pouco a mente, sair um pouco dos padrões, e expandir seus horizontes, ele É sim capaz de te atender - Web Designer. Ele também conta com varios plugins se assim você quiser, pode instalar apps do Photoshop nele se precisar, nada que uma boa "Googlada" não resolva, e caso encontre dúvidas pode perguntar aqui ou em outros blogs e comunidades www.ogimp.com.br

Inkscape



Vetor? Que tal o Inkscape, tenho que confessar que o "Ink" ainda tem muito que melhorar, mas a equipe que o desenvolve está trabalhando constantemente em melhorias, mas para um Web Designer acho que ele atende muito bem - tem outras alternativas, mas não as conheço para falar, como o GIMP tu podes procurar tutoriais e exemplos pela net, e com um pouco de força de vontade será capaz aprender coisas incriveis que se pode fazer com ele.

Gcolor e Screen Ruler


Aplicações tão simples que ajudam tanto, o Gcolor te permite selecionar cores de qualquer lugar do seu desktop e pode ainda salvar as cores que selecionar, o Screen Ruler é para medir áreas do seu "desk", que me é muito útil para trabalhar com tableless - se você usa tableless sabe do que falo, posicionar os elementos na tela, nadada como uma regüinha(com ou sem trema, eis a questão) para te ajudar.

Outros

Firebug e WebDeveloper


Okay, estes dois não são programas, são plugins do firefox, mas ajudam muito no desenvolvimento de aplicações web, não vou falar muito deles, vou deixar os links aqui para conferirem.
Dica

Provavelmente você usa o Filezilla, GFTP, ou similar para trabalhar vom FTP, são muito bons, mas algo que descobri - relativamente a pouco tempo - foi que o próprio Nautilus trabalha com FTP, para servidores que você constantemente usa para um arquivo ou outro é muito interessante usar o Nautilus, porque você tem um acesso rápido à esses servidores, e diretamente do seu Navegador de Arquivos, é uma mão na roda para agilidade no dia a dia(pelo menos pra mim tem sido)

Por hora é só

Como podem ver pelo relógio dos Prints está tarde, e estou cansado já, lembrando de algo mais posto aqui depois.

Abraço

2 comentários:

  1. Para programação web eu recomendaria também o Bluefish (no caso do Gnome) ou o Quanta (para KDE)que são ótimos editores.

    Também costumo usar o Gimp para criação de gráficos para web e ele supre minhas necessidades com folga.

    Ah! Sobre a dica do Nautilus: o gerenciador do KDE também tem essa funcionalidade.

    ResponderExcluir
  2. É, tenho usado o Kate para programar.
    Realmente o Dolphin também faz ftp.

    Obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir