6 de dez de 2009

Efeitos de Camada do Photoshop no GIMP

Vou apresentar aqui como usar os efeitos de camadas do Photoshop no GIMP, para quem está migrando ou pretende migrar do Photoshop para o GIMP creio que este post vai ser de fundamental ajuda.

Abaixo uma imagem da janela dos efeitos no Photoshop


Antes de iniciar o tutorial vale ressaltar que provavelmente há outros métodos de criar os mesmos efeitos, no entando vou apresentar aqui somente os que domino.

Drop Shadow / Sombra
Levando em conta que você já tem uma camada com o objeto que vai criar a sombra:
Duplique a camada, no meu caso quero uma sombra preta e o objeto da minha camada duplicada é azul, então vou deixalo preto com alterando o Brilho e Contraste(Brightness-Contrast):


Baixei todo o Brilho e aumentei todo o Contrast, talvez seu objeto seja mais rico em cores, só repetir esse processo quantas vezes precisar.
Com o objeto preto agora movemos a camada dele para abaixo da camada do objeto original:

Agora vamos posicionar a camada onde queremos a sombra:

Agora sim vai virar sombra, vamos aplicar o filtro Blur no GIMP em português deve ser algo como Ofuscar, Manchar, etc..


O efeito aplicado foi bem sutil provavelmente, se você precisar de mais desfoque repita a aplicação do mesmo quantas vezes precisar (Aqui eu uso o atalho Ctrl + F para repetir o ultimo efeito aplicado), agora temos nossa sombra, isso é o basico, você tem toda liberdade pra redimensionar, colorir, enfim, fazer o que quiser com sua sombra.

Sombra Interna / Inner Shadow
Vamos pegar a camada da sombra do exemplo acima(antes do efeito Blur/Desfoque), mover ela para cima da camada do objeto original.


A "jogada" aqui é não posicionar a sombra sobrepondo o objeto original, deixamos um pouquinho acima/abaixo/ao lado/a diagonal/etc, botão direito na camada do objeto original:

(Clique onde meu mouse está selecionando, não sei como está na tradução para português)
Isso vai criar uma seleção ao redor do objeto da camada, seleção criada clique na camada da sombra e aperte Delete no seu teclado, posicionar o que sobrou (da camada da sombra) para cima da camada original.
Agora aplicamos o efeito Blur/Desfoque (Nos meus prints acima eu tinha aplicado o efeito desfoque antes de começar, desculpem ele se aplica é agora). Selecionamos a camada do objeto original novamente e invertemos a seleçao:


Clique na camada da sombra e mais uma vez aperte o Delete do teclado.
Resultado:

Brilho Interno/Externo | Outer/Inner Glow
É a mesma coisa que as sombras, só alterar a cor do objeto sombra para outra que você queira =)

Chanfro e Entalhe / Bevel and Emboss
Faça a Sombra Interna de um lado do objeto clara e do outro lado faça outra escura:

Cetim / Satin
Nunca fui de usar isso no Photoshop, quando eu usava era para fazer uma sombrinha por cima do objeto, para esse uso você pode duplicar a camada do objeto em questão colocar a preto (como mostrado no Sombra Externa) usar Filter-> Distorts -> IWarp como mostrado na imagem, borrar um pouco o objeto sombra, criar uma seleção no objeto original, inverter essa seleção, clicar na camada borrada e Deletar, e pronto, mecha na opacidade da camada da sombra se precisar:


Sobreposição de Cor/Gradiente | Color/Gradient Overlay
Crie uma seleção na camada do objeto original, crie uma nova camada e preencha ela com degrade ou cor que quiser:


Sobreposição de testura / Pattern Overlay
Crie uma camada com a textura, crie uma seleção na camada do objeto original, inverta essa seleção clique na camada da textura e Delete no seu teclado:

Borda / Stroke
Clique na camada do objeto original, vá em Layer -> Boundary Size e aumente bastante como na imagem abaixo, depois centralize:

Clique em Resize/Redimensionar para aplicar o novo tamanho, depois crie uma seleção na camada do objeto original, vá em Select -> Grow como mostrado na imagem abaixo e coloque o tamanho que vai querer a borda, nesse caso vou colocar 3px

Clique em "OK", crie uma nova camada preencha a seleção com a cor/degrade que quiser, e mova a camada criada para baixo da camada do objeto original.


------------

Bom, acho que é só, qualquer duvida comente ai, lembrando que provavelmente existem N outras formas de criar os mesmos efeitos, apenas falei as que conheço.

A forma como criamos tais efeitos no Photoshop é bem mais rápida e simples o que é um ponto positivo. Entretanto a forma como criamos no GIMP nos permite maior controle sob os efeitos, as formas que apresentei aqui provavelmente podem ser usadas no Photoshop também.

O objetivo deste tópico vai um pouco além de ensinar os efeitos, o ponto principal é mostrar que é possível usar o GIMP no lugar no Photoshop. E não quero dizer aqui que sou contra o Photoshop, muito pelo contrário, adoro ele e usei por 5 anos, mas ao migrar para Linux não fiquei satisfeito em rodar ele pelo Wine, então decidi me arriscar no GIMP, demorou um pouquinho mas consegui abandonar de vez o Photoshop, foi só mudar um pouco a forma de pensar em Design, a forma em pensar como criar algo. Hoje consigo trabalhar em uma plataforma que adoro (Linux) usando programas que rodam sem emuladores, e sem precisar gastar tanto em uma licença de programa.

Abraço, espero ser de alguma utilidade este tópico.