19 de jun de 2009

MVC na pratica

Desenvolver um projeto usando MVC é geralmente uma tarefa complicada aos iniciantes, o objetivo deste tópico é mostrar na pratica o uso de MVC e não explicar o que é MVC, se não sabe de uma olhada no google, se você já sabe a teoria sobre MVC é uma oportunidade de ver na prática como usa-lo.
Para este "tutorial" usaremos como exemplo um sistema de login.

View
Vamos usar a pasta "view" pensando só no caso de que um designer vai acessa-la.
Colocaremos nela os arquivos que contem o html, também aconselho criar mais uma pasta dentro dela - public - e dentro da "public" criar mais quatro pastas - img, css, js, swf - assim fica ainda mais organizado seu trabalho e a utilização dele por um designer.
Continuando com o exemplo de login, colocaremos dentro da view o arquivo:
login.php, que contém o formulário para login.

Controller
Colocaremos aqui os arquivos que recebem os dados do formulário fazem e devolvem esses dados após consulta.
Seguindo o exemplo aqui criaremos também um login.php porém nele faremos a verificação do que o formulário nos retornou, verificar se o e-mail é verdadeiro, se a senha possui mais de 6 caracteres. E vamos verificar se o usuário e senha coincidem com algum cadastrado no banco de dados, mas para isso precisaremos de um outro arquivo.


Model
Aqui os arquivos que lidam com o banco de dados, eles devem pegar dados do BD e retornar para algum arquivo no "controller".
Percebemos então que em nosso exemplo está faltando um arquivo, que é o responsável pela verificação no BD se os dados enviados pelo usuário batem com os registrados, então que tal mais um login.php, com esse arquivo verificamos se os dados estão corretos de acordo com o BD e devolvemos a resposta para o controller que por sua vez a devolverá para o view que é a parte que estará na tela no usuário.

Creio que deu pra dar uma esclarecida, estou cansado agora, qualquer dúvida comenta ae.


Peace out!